(11) 3253-7996 abresst@abresst.org.br

As revisões das normas regulamentadoras, em especial a nova NR 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), que entra em vigor em março do próximo ano norteando as demais NRs, impactam de diferentes maneiras os serviços oferecidos pelas consultorias de Segurança e Saúde do Trabalho. Entre as novidades, estão as exigências do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), que elevam o papel dessas prestadoras a níveis mais estratégicos em vez de meramente burocráticos.

Outros pontos a serem levados em consideração são o destaque dado à Ergonomia na gestão de SST e o tratamento diferenciado às empresas de menor porte. Da mesma forma, é preciso prestar atenção às mudanças trazidas pelas novas NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que possibilita inclusive a terceirização do médico do Trabalho, e NR 9 (Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos).

Por um lado, cabe às consultorias se atualizarem e se adequarem para atenderem com qualidade seus clientes. Por outro lado, as empresas que vão contratar esses serviços devem estar cientes de que o cumprimento da normatização vai muito além do que estar com a papelada dentro da gaveta para uma eventual fiscalização. Mais do que nunca, o gerenciamento da SST ganha força na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Confira a matéria completa com participação do presidente da ABRESST Dr. Ricardo Pacheco, e o past president Dr. José Carlos Dias Carneiro.

Fonte: https://www.protecaomais.com.br/destaques-da-revista-protecao/consultorias-de-sst-papel-estrategico-ed-344/