(11) 3253-7996 abresst@abresst.org.br

Durante esta semana, a ABRESST esteve representada pelo Diretor técnico Dr. Rodrigo Camargo e pelo Past Presidente Dr. José Carlos Carneiro, na 2º etapa de revisão da NR-7, a norma que determina o programa de controle médico de saúde ocupacional, ou seja, tudo que é realizado do ponto de vista médico para a saúde do trabalhador. Trata-se de uma norma transversal, que se aplica aos diversos segmentos produtivos, onde todas as empresas brasileiras devem segui-la, diferente das normas segmentares, que são para segmentos específicos.

Foi discutido como deve ser realizado o PCMSO, quem é o responsável pela elaboração do programa, e como esse responsável deve considerar os riscos do PGR. Além de abordar como esses riscos deverão aparecer no programa de controle médico de saúde ocupacional.

Outro tema discutido foi como os riscos serão descritos no ASO, e pontos específicos como agentes cancerígenos, agentes de exposição química, modelo de monitoramento pulmonar, modelo de monitoramento espirométrico, e trabalhos realizados em condições hiperbáricas.

Todas as disposições gerais que compõe o PCMSO foram abordadas nesta etapa, assim concluindo-se uma discussão geral da norma e iniciando uma rediscussão sobre alguns pontos específicos, que serão continuados na próxima rodada que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2019.