No segundo dia de reunião sobre o PGR, que ocorreu dia 31 de Outubro de 2019, foi discutido sobre a implantação e acompanhamento do programa de gerenciamento de riscos.
Definiu-se que as ações devem ser registradas e posteriormente ajustadas, além do desempenho que deve ser mensurado, contemplando fatores como verificação da execução das ações planejadas, condições dos locais e monitoramento das condições ambientais de exposição aos agentes nocivos. Dessa forma concluindo-se um ciclo de melhoria no ambiente de trabalho, evitando acidentes e deterioração da saúde.
Outro tema abordado foi em relação ao acompanhamento da saúde dos trabalhadores, citando quais os detalhes que devem conter descrito minimamente no PGR, como o desenvolvimento de ações que devem ser integradas com as demais ações de saúde e segurança no trabalho, este ponto é considerado muito importante pois marca a mudança de unir as ações de saúde aos demais programas, dessa forma sendo coordenadas e repercutidas efetivamente no cuidado com a saúde do trabalhador.
As reuniões da segunda etapa se encerraram e no momento ainda não há data definida para o prosseguimento das discussões.
A ABRESST esteve e continuará representada pelo Diretor Técnico Dr. Rodrigo Camargo, com o desafio de buscar o crescimento de melhorias no setor de saúde e segurança no trabalho do Brasil.